A tecnologia, a difusão dos dados e a criação de produtos incríveis

Yoseph Santos
2 min readJun 20, 2022

A tecnologia não para de avançar e nos dar recursos para agilizar o nosso processo de aprendizado da maneira certa. Dados se tornaram comodities, porém o que você faz com esses dados pode transformá-los em tesouros.

As vantagens competitivas

Um grande fator para diferenciar o seu negócio é a sua imaginação e ela é alimentada por ideias.

Dados nos dão informações. A informação nos leva ao conhecimento e às novas ideias. As ideias são as nossas vantagens competitivas. Lembre-se disso, ideias são as nossas vantagens competitivas.

A medida que as ideias perdem espaço na sua organização, consequentemente sua empresa está perdendo a vantagem de sair na frente pois a imaginação de um novo mundo, um lugar melhor vai se esvaecendo cada vez mais.

Pense, antes buscávamos clientes para ter dados, feedbacks, porém agora os dados são coletados em tempo real, então porque não buscamos envolver os clientes no processo de criação dos nossos produtos? Essa colaboração trará novas ideias também para alimentar a imaginação do seu negócio.

Não subestime um ambiente em que as pessoas se sentem confortáveis de exporem as suas ideias e onde a imaginação flui.

A velocidade da interação é fundamental, aterrizar a imaginação para validar é crucial e os dados precisam ser verdadeiros, do mundo real se não todo experimento será inútil.

As desvantagens competitivas

As empresas perdem as vantagens quando entram num ciclo de Exaustão digital (expressão utilizada quando se coleta muitos dados e não utiliza-os para nada).

Outro ponto para ficar atento são as limitações que os dados possuem e o Roger Spitz, Founder & CEO of Techistential, traz dois pontos bem relevantes para entendermos essas limitações, são elas:

Evidência silenciosa: pode haver dados faltando tendo corroborações e conclusões incorretas. Você pode ter dados altamente significativos, eventos observados que trazem um enorme impacto nos seus modelos que não foram previstos assim como nas crises financeiras do mundo. Outro exemplo, quando vemos um fóssil de um animal sabemos que ele foi extinto mas não quer dizer que não achar outros fósseis não existam outros tipos de animais que foram extintos. Isso é uma evidência silenciosa.

Falácia lúdica: você tem modelos preditivos baseados em premissas platônicas e simplificadas. Talvez você não tenha alguns eventos do passado não analisados que têm um grande impacto. Não subestime esses eventos faltantes ou dados que não estão sendo colhidos.

Se fosse reduzir esse artigo em um fluxo para concluir, seria assim:

Dados -> Informação -> Conhecimento -> Novas ideias -> Imaginação Enriquecida -> Forças renovadas para colocar em execução e avançar com o seu negócio.

Com isso, adquirimos novos clientes, talvez abertura de novos negócios, coletamos mais dados valorosos e por fim alimentamos esse loop infinito.

--

--